Prefeito entrega Parque Linear e amplia Feira de Artesanato

Secretaria:
Meio Ambiente
Obras
Turismo
Patricia Carvalho de Solsa
17/08/2015 00:00

A primeira fase do Parque Linear de Embu das Artes foi entregue domingo, 16/8, pelo prefeito Prefeito, aos moradores da região central da cidade. Além da iluminação, calçamento e decks de madeira, que complementam o projeto paisagístico, os moradores comemoraram a chegada da tradicional Feira de Artes e Artesanato até o local.

Além de falar sobre a revitalização do espaço, Prefeito ressaltou o trabalho de recuperação ambiental realizado e rebateu críticas sobre a ampliação da Feira de Artes e Artesanato: “Assim como já fizemos com outros afluentes do Rio Embu-Mirim, houve um trabalho de recuperação da nascente que corta a Av. São Paulo, algo que há muito tempo vinha sendo solicitada pelos moradores. Quando vi a Raquel pintando no deck em frente ao teatro, pensei na hora que esse espaço deveria ser ocupado por artistas, alguns pessimistas não acreditaram na ideia, mas estamos aqui hoje para provar o contrário”.

A artista Raquel Trindade, moradora da Avenida São Paulo, elogiou a iniciativa: “Eu estava preocupada com a qualidade dos produtos que viriam para cá, mas fiquei satisfeita são produtos de primeira qualidade. Eu só tenho a agradecer ao prefeito Prefeito e aos seus secretários, a ampliação da feira é boa para os artistas, para os comerciantes e para os moradores da região”.

Raquel, que completou recentemente 79 anos, foi homenageada em nome dos artistas locais e recebeu flores das mãos da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito.

Para a munícipe Sandra Regina Batista dos Santos, o projeto melhorou o aspecto da rua, beneficiando os moradores: “Ficou bem melhor agora, bem mais bonito. Estava na hora de substituir aquelas pontes, a feira também é motivo de alegria para os moradores, está aprovado”.

Entre as atrações do novo trecho da feira de Artes, estão barracas como a de Eunice Oliveira Machado, que produz origami 3D e, também, a de José Adailton Fragoso, que reproduz miniaturas a partir de peças inteiras de motocicletas. Inicialmente, a Avenida contará com 54 barracas divididas entre artes plásticas, artesanato e alimentação, com expositores selecionados pela Secretaria de Turismo, sendo 22 deles moradores de Embu das Artes.

Compareceram ao evento os vereadores João Leite, Clidão do Táxi, Rosana Almeida e Jefferson do Caminhão, o chefe de gabinete Clóvis Cabral, os secretários Valdir Barbosa (Turismo), Nelson Pedroso (Obras), Mário Alves (Serviços Urbanos), Cristina Santos (Comunicação), Paulo Vicente dos Reis (Educação) e os adjuntos José Ovídio (Meio Ambiente), Gideon Santos (Assistência Social) e Ricardo Simi (Amlurb).



Fotos: Guego e Everaldo Silva