Prefeito Prefeito realiza reunião com agência japonesa de cooperação

Secretaria:
Assuntos Jurídicos
Prefeito
Sandra Martins
25/04/2016 00:00

O prefeito Prefeito recebeu, dia 12/4, a visita da equipe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency – JICA) para conversa sobre futuras parcerias. A ideia do encontro surgiu após a vinda para Embu das Artes do cônsul-geral do Consulado do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, em março passado (relembre aqui). Participaram também membros da Associação Embu-Hino, cidade japonesa irmã de Embu das Artes.

“Essa aproximação com a JICA é muito boa, muito rica, pois vocês estão em diversas partes do mundo, sabem os caminhos das experiências comunitárias. Temos que mudar a mentalidade das pessoas, por exemplo, em relação ao lixo, dentro de um modelo de educação ambiental, por isso precisamos que o projeto comece bem para que ele ‘pegue’ entre a população”, disse o prefeito.

“Pensamos que seria bom estreitar os laços com a comunidade japonesa de Embu das Artes pensado nas áreas de interesse que hoje são prioritárias na parceria Embu-Hino. Com a vinda do cônsul, surgiu a oportunidade de se fazer essa conversa e falar sobre os assuntos que são prioridades do prefeito Prefeito desde 2010, que são a coleta e a destinação dos resíduos sólidos, e a coleta seletiva, assuntos voltados para a questão do Meio Ambiente”, falou o secretário de Assuntos Estratégicos, Valdir Barbosa.

Essa foi uma reunião de aproximação com a JICA, que tem escritórios em São Paulo e em Brasília, para conhecer projetos executados por eles e como a agência funciona na prática. Durante o encontro, também se definiu a participação da agência na Semana de Cultura Japonesa, que acontece todos os anos no mês de junho.

 “Achei que o encontro foi positivo, pois eles também têm interesse em manter uma aproximação com a cidade por conta da grande colônia que habita em Embu das Artes. Estamos propondo seminários sobre os temas do meio ambiente e também sobre projetos de integração de pessoas com necessidades especiais dentro da educação”, falou Barbosa.

A ideia desses seminários, além de apresentar propostas, é ser um meio de aproximação as cidades que já têm projetos semelhantes com a JICA, como Mogi das Cruzes e Caçapava, e criar um ambiente de troca de experiências. Os seminários acontecerão dentro da programação da Semana da Cultura Japonesa, nos dias 21 e 25/6, com local e horário ainda a serem definidos.

Também participaram da reunião os secretários, Alan Leão (Cultura) e Paulo Vicente dos Reis (Educação), além da equipe da JICA: Vicente Murakami (coordenador de projetos), Hiroshi Sato (representante sênior), Osako Hawa (coordenadora da NGO-JIKA), além dos demais integrantes da Associação Embu-Hino.



Fotos: Sandra Martins