Carregando

Comando e Corregedoria da GCM são exonerados

Secretaria:
Governo
Prefeito
Alex Natalino
29/12/2016 00:00

O comando e o corregedor da Guarda Civil Municipal (GCM) foram exonerados nesta quinta-feira (29/12) pelo prefeito Prefeito em seu gabinete com a presença de secretários. A medida visa deixar sob responsabilidade da próxima gestão a escolha de novos nomes para essas funções. Enquanto isso, o atual comandante Rildo ficará interinamente até a próxima nomeação e o subcomandante César assume a Corregedoria da GCM no lugar do corregedor Luiz Carlos Alves Cavalcante, que também se desliga do cargo. Veja aqui as fotos.

O prefeito destacou que deixa uma GCM estruturada, constituída com base em estudos e diagnósticos da realidade local, instrumentos que também orientaram a elaboração de projetos e programas de outras secretarias, criados durante seu mandato, o que garante a continuidade das políticas públicas já incorporadas ao cotidiano da população e com uma Prefeitura que possui um quadro de servidores públicos capacitados em suas funções.

“A nossa GCM é reconhecida pelos munícipes pelo seu perfil comunitário, cidadão e humano, e não autoritário, e vocês fazem parte dessa história”, disse o prefeito Prefeito. “E pude contar com uma Corregedoria equilibrada para discernir erros e acertos nas situações, o que nos deu parâmetros para saber conduzir a GCM no caminho certo”, completou.

“Cheguei inexperiente em 2003, mas me deparei com uma guarda tão organizada, que me deu condições para crescer profissionalmente, e sempre tive a confiança do prefeito para liderar a GCM”, afirmou o comandante Rildo, que se formou na 1ª turma, foi inspetor e é graduado em Tecnologia em Segurança do Trabalho.

“Para mim foi uma satisfação estar à frente da Corregedoria da GCM, desde 2012, pois todo nosso trabalho foi levado a sério pelo governo”, falou o corregedor Luiz Carlos Alves Cavalcante, que é advogado, policial militar aposentado e serviu nos últimos 3 anos no 25º Batalhão de Itapecerica da Serra, na seção de Justiça e Disciplina, o que trouxe experiência ao cargo.

“Vou me esforçar para fazer o melhor na Corregedoria, dar continuidade ao trabalho e engrandecer a guarda com muita seriedade”, declarou o subcomandante César, formado na 1ª turma e que também é advogado.

Para o secretário de Governo, Paulo Giannini, responsável pela GCM, a sensação é de dever cumprido: “De maneira geral, vejo que acertamos desde o início, com mais pontos positivos do que negativos, conseguindo aperfeiçoar nossa guarda, cumprindo a legislação, realizando concursos públicos idôneos e incorporando pessoas valorosas ao serviço”.

O chefe de Gabinete, Francisco Iderval, declarou seu orgulho por participar da escolha do comando, que desde o início se mostrou enérgico, porém sensato e humano: “É fato que a população aprova a qualidade dos serviços prestados pela GCM no município”.

“A postura da nossa gestão valorizou a formação de bons quadros desde quando a GCM foi criada em 2003, o que facilitou a atuação desse comando após assumirem em agosto”, ressaltou o secretário de Gestão de Pessoas, Marcos Rosatti.

Em seguida, o comandante Rildo e o subcomandante César foram promovidos a guardas de classe distinta, que é um grau acima das classes 1, 2 e 3, e abaixo dos inspetores e do Comando.

Feitos do Comando

Desde quando assumiram em agosto de 2016, muitos trabalhos foram realizados sob a coordenação do comandante Rildo e do subcomandante César. Entre eles, destacam-se: maior número do efetivo motorizado que diminuiu os postos fixos e aumentou 4 vezes a ronda nos prédios públicos e  bairros; atendimento mais rápido das ocorrências; apoio a ocorrências mais graves; aumento do patrulhamento preventivo; implantação da ronda por bicicleta no Pq. Francisco Rizzo; Decreto que cria o Centro de Formação e Ensino Continuado da Guarda Municipal; renovação antecipada do convênio com a Polícia Federal para porte de arma funcional 24h por dia nos limites do estado de São Paulo; liberação do uso da arma elétrica e do gás de pimenta e implantação de guardas nas portarias da sede da Prefeitura.

Rildo e César procuraram resgatar os princípios e a valorização individual de cada integrante da GCM e fizeram por meio de reuniões, entrevistas pessoais, trabalhos em parceria com o Gepad, Associação dos Guardas Municipais e outros órgãos.



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005