Carregando

Dia Mundial Florestal

Secretaria:
Meio Ambiente
.
21/03/2017 16:06

Reforçando a importância das florestas para a sobrevivência de todas as espécies e do desenvolvimento sustentável, comemora-se o Dia Mundial das Florestas no dia 21/3. Este ano, o tema proposto é “Florestas e Energia”, sobre o papel central das florestas no abastecimento energético das sociedades atuais e futuras.

E a Prefeitura está fazendo sua parte: para 2017 estão sendo planejadas ações de conscientização e recuperação ambiental, como o Programa de Arborização Urbana e o Programa de Recuperação de Matas Ciliares, sob o comando da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, todas com data a definir.

Equilíbrio e vida

As florestas são importantes fontes de biodiversidade e estão relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima e com a proteção do solo, além de fornecerem matéria-prima para a fabricação de vários produtos. Diante de sua importância indiscutível, foi estabelecida a data, em 1971, por coincidir com o início da primavera no hemisfério norte.

A ONU estima que aproximadamente 31% de toda a Terra seja recoberta por florestas. No Brasil, elas ocupam, em média, 61,5% de todo o território nacional. Entretanto, esses números podem ser facilmente mudados, uma vez que a destruição desses biomas é cada vez maior, principalmente em razão do avanço da agropecuária e da exploração ilegal dos recursos, tais como a madeira.

Como consequência da destruição das florestas, podemos citar a diminuição constante da biodiversidade, com a redução do número de espécies de plantas, animais e outros seres vivos. Além disso, devemos destacar os efeitos nos regimes de chuvas, que tendem a diminuir, e a liberação de dióxido de carbono, que pode influenciar ativamente as mudanças climáticas.

Ao destruir áreas florestais, perde-se também uma grande variedade de plantas com potencial farmacológico, algumas ainda desconhecidas pelo homem, e exterminamos áreas de onde são retiradas as fontes de sobrevivência de diversas comunidades tradicionais.

No Dia Mundial das Florestas, várias ações são realizadas ao redor do globo com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar as áreas florestais. O foco principal é que todos entendam como as florestas são importantes para todos os seres vivos e a necessidade de um uso racional de seus recursos.

Com informações do site  Brasil Escola



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005