Prefeitura forma Agentes Comunitários de Saúde

Rita de Biaggio
08/11/2006 00:00
A Secretaria Municipal de Saúde de Embu realiza, dia 13 de novembro, das 9 às 13h30, curso de formação básica para a segunda turma de Agentes Comunitários de Saúde. O curso será no Auditório da Prefeitura e terá a participação de 31 dos 60 agentes que atuam na promoção da saúde nos bairros de referência dos seis Centros de Atenção à Saúde da Família (CASFs) existentes no município.

Os alunos da primeira turma apresentarão seus trabalhos de conclusão do curso e os desta segunda turma terão sua aula inaugural, com apresentação da legislação que fundamenta a formação do Agente Comunitário de Saúde e o relato das expectativas dos alunos e professores em relação ao curso.

Quem é?

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um membro da equipe de saúde que faz o contato mais freqüente e direto com as famílias assistidas. Deve ser uma pessoa identificada com a comunidade e que seja capaz de mudar costumes e hábitos danosos à saúde e realizar ações preventivas, orientando e buscando a melhoria nas condições de vida e de saúde da população.

Todos os ACS das equipes de saúde do PSF receberão treinamento e capacitação em diversas áreas da saúde, tornando-os aptos a executar todas as ações básicas dentro do programa.

A realização deste curso é uma importante iniciativa que permitirá preparar estes profissionais da própria comunidade, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-os agentes de promoção e proteção da saúde da população.

Atribuições do agente
Mapeamento de sua área de atuação;
Cadastramento e atualização das famílias em sua microárea;
Identificação de indivíduos e famílias expostas à situações de risco;
Acompanhamento mensal, através de visita domiciliar de todas as famílias sob sua responsabilidade;
Coleta de dados para análise da situação das famílias acompanhadas;
Desenvolver ações básicas de saúde nas áreas de saúde da criança, do adolescente, da mulher, do trabalhador e do idoso, com ênfase na promoção de saúde e na prevenção de doença;
Promover educação em saúde e mobilização comunitária no sentido da melhoria de vida (ações de saneamento e melhoria do meio ambiente);
Incentivo à formação dos conselhos locais de saúde;
Orientação às famílias para utilização adequada dos serviços de saúde;
Informação aos demais membros da equipe de saúde da disponibilidade, necessidade e dinâmica social da comunidade;
Participação no processo de programação e planejamento local das ações relativas ao território de abrangência da Unidade de Saúde da Família, com vistas à superação dos problemas identificados.