Secretaria de Planejamento e Meio ambiente lembra o Dia Nacional do Solo

Fagner Gouveia
17/04/2017 17:33

No dia 15 de Abril comemora-se o Dia Nacional de Conservação do Solo, que foi instituído em 1989 para a reflexão do uso e conservação dos mesmos, que atualmente sofrem com os mais diversos tipos de degradação por queimadas, processos erosivos, contaminações, avanço da desertificação, entre outros.

A erosão é certamente a principal causa dos problemas atualmente, empobrecendo o solo e gerando consequências como deslizamentos e baixa produtividade agropecuária. No Brasil, as culturas tem avançado por áreas antes florestadas, o que pode gerar danos ambientais, sociais e econômicos, isso sem falar das mudanças climáticas.

Para o produtor, as alternativas são o cultivo orgânico, o agroecológico e a silvicultura. Estas formas de cultivo levam em consideração o solo, o clima, e as estações do ano, não necessitando de agrotóxicos (o controle de praga é natural), que além de serem altamente contaminantes, prejudicam a saúde humana. O resultado é um alimento mais saboroso, nutritivo e seguro ao consumidor.

A monocultura extensiva, além de rapidamente danificar o solo, não é sinônimo de segurança alimentar, pois grande parte da produção é exportada. Assim, procure sempre dar preferência aos produtos dá agricultura familiar, estimulando a economia local.

No município, as denúncias de queimadas, descarte de produtos químicos, vazamento de contaminantes ou qualquer tipo de degradação ambiental, poderão ser registradas através do telefone da Ouvidoria: 0800 7704114.