Carregando

Alimentação Escolar

A Secretaria de Educação da Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, Estado de São Paulo, através do Departamento de Alimentação  Escolar (DAE), oferta a seus estudantes uma alimentação balanceada e nutritiva. São servidas diariamente refeições a cerca de 27.500 estudantes.    Sendo destes 24.500 da Rede Direta e 3.000 da Rede Conveniada.
A legislação que regulamenta a Alimentação Escolar é a Resolução 26 do FNDE – MEC/2013, que dispõe sobre o Programa Nacional de Alimentação    Escolar – PNAE. O objetivo do Programa é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes, melhorando o processo   de aprendizagem, incentivando a formação de hábitos saudáveis através de um cardápio balanceado e de ações de educação alimentar e nutricional.
O DAE trabalha atualmente com oito cardápios diversos. Diariamente são oferecidas até cinco refeições para os estudantes das creches de período    integral (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), Sendo:

  • Período da Manhã: No café da manhã é oferecido uma bebida à base de leite (achocolatado ou composto lácteo) como fonte de cálcio e proteínas e uma fonte de carboidratos (pães com margarina, requeijão ou geleia, bolachas diversas, bolinho etc.) fornecendo energia para o início das atividades diárias.
  • Lanche da manhã: Entre o café da manhã e o almoço, as crianças comem frutas como: maça, banana, melancia, melão, mamão, goiaba entre outras, seguindo as frutas da época.
  • Almoço: No almoço é oferecido, arroz e feijão ou macarrão, além de uma carne (frango, peixe, carne bovina, carne suína) e uma guarnição (salada ou um legume). Também foi introduzida a proteína de soja.
  • Lanche da Tarde: No período da tarde é servido um leite integral com achocolatado ou composto lácteo.
  • Jantar: No jantar é oferecido diariamente uma fruta e uma refeição composta por arroz, feijão e carne ou uma sopa.

Os cardápios são elaborados de acordo com cada faixa etária, respeitando as suas necessidades nutricionais, hábitos alimentares e restrições de acordo  com a patologia apresentada. Valorizando nossa cultura utilizando pratos tradicionais adaptados às necessidades das crianças, como a feijoada mirim e  os cardápios comemorativos de aniversariantes do mês, festa junina etc.
O departamento de Alimentação Escolar conta com um quadro técnico constituído por cinco nutricionistas e um agente administrativo, além de uma  estagiária do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e estagiários curriculares de alunos de graduação em Nutrição. Tendo como responsável  técnico do setor a nutricionista Sr.ª Rumi Hatano – CRN3 – 8345.
A partir do mês de julho de 2017 iniciou-se o Novo Modelo de Gestão da Alimentação Escolar, com a proposta de melhorar a qualidade da alimentação  fornecida, assim como melhor funcionamento das cozinhas escolares no que se refere a adequação do número de merendeiras, utensílios e reparo de  equipamentos.
A empresa prestadora de serviços (PRM - Serviços de Mão de Obra Especializada) fornece a matéria-prima para produção das refeições, sendo  também responsável pela manutenção dos equipamentos das cozinhas, pelos treinamentos para as merendeiras e pela fiscalização das condições  higiênico-sanitárias das cozinhas e de manipuladores de alimentos, utilizando para isto um quadro técnico de 10 nutricionista (sete diretamente nas  unidades escolares e três na coordenação e supervisão).
Com a implantação do Novo Modelo de Gestão de Alimentação Escolar passou a ser competência do DAE a fiscalização dos serviços prestados pela  PRM (analise dos cardápios, contabilização de refeições, controle da qualidade etc.) e o acompanhamento da boa conduta das merendeiras na  produção das refeições. Além da fiscalização as nutricionistas do DAE exercem também ações de avaliação e educação nutricional que contribuem para  a formação de um cidadão consciente e saudável.

Alimentação Escolar é parte do processo de aprendizagem

DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005