Carregando

Tuberculose

Nessa página: o que é a tuberculose; como se transmite; sintomas; tratamento; interromper o tratamento é grave; pacientes com HIV e a tuberculose; 24 de março: dia mundial de combate à tuberculose;

O tratamento para tuberculose é gratuito

Ao contrário do que muitos pensam o número de casos de tuberculose não é pequeno, e está aumentando em nosso País.

Entre as doenças infecciosas, ela é no mundo uma das principais causa, de morte em pessoas acima de 5 anos de idade. Em 1993, a tuberculose foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma emergência mundial. No Estado de São Paulo, são 17.000 novos casos por ano, e em Embu 95 casos.

O que é Tuberculose?
É uma doença infecciosa, transmissível, causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Koch. Ela pode causar lesões em qualquer parte do organismo humano, mas tem preferência pelos pulmões.

Como se transmite?
Quando o doente com tuberculose no pulmão tosse espirra ou fala os bacilos são lançados no ar e podem atingir outras pessoas, entrando nos pulmões pela respiração. A tuberculose não se transmite por utensílios como copos e talheres.

Transmitida pela tosse ou respiração, a tuberculose pode ser disseminada com facilidade, especialmente em ambientes fechados ou com pouca ventilação. A cada doente, há chance de transmissão para 20 pessoas/ano. Por outro lado, a tuberculose pode ser curada em 100% dos casos, desde que o doente obedeça ao tratamento adequado.

 

Sintomas:
» Tosse persistente (15 dias ou mais)
» Emagrecimento
» Dor no peito
» Suores noturnos
» Falta de apetite
» Cansaço fácil

Atenção: mesmo que não haja outros sintomas, a pessoa que tem tosse por mais de 15 dias deve procurar imediatamente um serviço de saúde. Fazer o exame de escarro (que é simples e fácil de colher).

Existe tratamento eficaz
O tratamento para tuberculose pode curar praticamente todos os casos e é gratuito. Ele tem duração de pelo menos 6 meses. Mesmo que o doente logo se sinta melhor e pense que está curado, não pode suspendê-lo por conta própria.

A interrupção do tratamento é grave
Quando o tratamento da tuberculose é interrompido ou não é completado, os bacilos que estão no pulmão da pessoa podem sobreviver multiplicar-se ou causar uma forma muito mais grave da doença conhecida como tuberculose resistente. Nesse caso, a pessoa muito provavelmente voltará a adoecer e contaminará outras pessoas.

Aquele que abandona ou não faz o tratamento corre o risco de morrer ou de tornar a doença crônica. A Secretaria de Saúde do Município acompanha o tratamento e oferece cesta básica de alimentos e café da manhã ao paciente necessitado que se mantiver em tratamento supervisionado pelo período indicado

O tratamento e os medicamentos são fornecidos gratuitamente em todas as Unidades de Saúde de Embu.

Para maiores informações, procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência ou telefones (11) 4785-3540 ou 4785-3541 (Secretaria de Saúde)

Pacientes com HIV e a tuberculose

A doença é ainda mais grave para os pacientes com AIDS, pois é aquela que mais os afeta e mata ultimamente. Portanto, é fundamental que o paciente inicie e mantenha o tratamento por seis meses, período de duração determinado pelos médicos.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março

A Secretaria de Saúde do Município mantém a busca ativa de casos, colhendo exames e investigando a incidência de tosse. Essa vigilância e o combate permanente a doenças como a tuberculose pelo Governo Municipal, não apenas rendem prêmios para Embu das Artes, mas principalmente trazem benefícios para a saúde da população.

Embu das Artes, premiada em qualidade no combate à tuberculose: 
A Estância Turística de Embu, desde 2004, já recebeu vários prêmios entre 645 municípios do Estado de São Paulo, pelo controle, tratamento e cura da tuberculose. Para continuar prevenindo, tratando e curando os moradores vítimas da doença é preciso manter-se alerta. Por isso, os profissionais em todas as Unidades de Saúde da cidade fazem o diagnóstico e, se necessário, colhem exames diariamente.
O trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem trazendo resultados positivos. Registrando em média 110 novos casos por ano, Embu das Artes alcança a cura de 88% a 98% de seus pacientes, índice considerado excelente pela Organização Mundial da Saúde. A cidade é um dos 73 municípios prioritários no combate à tuberculose no Estado, por apresentar mais de 50 casos anuais e ter população de baixa renda

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005