Carregando

CAPS AD

Unidade voltada à atenção de usuários com transtornos mentais devido ao uso abusivo de álcool e ou outras drogas.

Nome oficial da unidade: Centro de Atenção Psicossocial II - Álcool e outras Drogas
Nome da unidade: CAPS AD
Endereço: Rua Siqueira Campos, 22. Centro. CEP - 06803-320
Telefone: 4704-7082

Horário de Atendimento: 7 às 18h

Escala de Serviço da Equipe Técnica

Email: capsadembudasartes@gmail.com
Serviços:
Acolhimento e cuidado integral a pessoas em situação de consumo prejudicial de drogas
Gerente:
Adriana Ramos de Faria 
Responsável técnico:
Karen Mos Rodrigues

Equipe: psicologia, assistência social, terapeuta ocupacional, psiquiatra, médico clínico geral, equipe de enfermagem e suporte administrativo


Bairros atendidos pela Unidade: Todo o município de Embu das Artes

 O Serviço:

O CAPS AD é um serviço de atenção estratégica de base territorial que acolhe e cuida  integralmente de pessoas em consumo prejudicial de drogas (sejam elas lícitas ou ilícitas). Para produção do processo de trabalho, a equipe multidisciplinar utiliza o referencial teórico da Saúde Coletiva para explicar os processos saúde-doença.

 O cuidado específico para o consumo de drogas é orientado pela perspectiva da Redução de Danos Emancipatória que compreende as drogas como mercadorias em uma sociedade de consumo que podem ou não ser prejudiciais. Partindo desses referenciais, o trabalho cotidiano se dá em parceria com diversos pontos de apoio da rede intersetorial de Embu das Artes como: UBSs, Centro de Convivência, Centro Pop, CRAS, CREAS, Fórum, Pronto-Socorro, CAPS II Adulto e quaisquer outros serviços que apresentem a necessidade de saúde que o CAPS AD, possa apoiar, ou ser apoiado.

O serviço ainda oferece atividades coletivas (grupos terapêuticos e oficinas), atividades individuais (multidisciplinares), atividades voltadas a familiares, iniciativas de geração de trabalho e renda e ações de poder popular (assembleia e conselho gestor).  Os usuários e usuárias do CAPS AD são acolhidos diariamente e constroem com a equipe de referência um Projeto Terapêutico Singular (PTS) que contém uma proposta de alteração de variáveis na determinação social do processo saúde-doença nas dimensões: individual, particular (família, rua, bairro etc.) e geral (Brasil, mundo e sociedade).

O CAPS AD trabalha com cuidado em liberdade em acordo com a lei 10.2016/ 2001 que reorienta o cuidado em saúde mental para o território em detrimento do antigo modelo asilar (manicômios).

 

Como utilizar o CAPS AD
O munícipe interessado pode comparecer ao CAPS AD, de forma espontânea ou encaminhado por outras instituições, sozinho ou acompanhado por familiares e/ou referência de sua vida, das 7 às 17 horas, será 
acolhido por um trabalhador da unidade e conforme avaliação profissional será estabelecido um Projeto Terapêutico Singular – PTS*, com referência técnica neste serviço e/ou na Rede de Atenção Psicossocial.

Atividades desenvolvidas na Unidade:
Além do acolhimento são realizadas atividades terapêuticas em grupo com 
o objetivo de fortalecer o convívio, reflexões dos processos de vida, 
expressão, criatividade, sensibilização, relações familiares, construção 
com o mundo do trabalho, educação em saúde e laços comunitários.


Atividades no território:

O CAPS AD assim como os demais serviços de saúde tem uma agenda externa baseada no cuidado longitudinal dos usuários e familiares e nas necessidades do território através de discussão das redes locais. O serviço também cumpre um importante papel de matriciamento, compartilhando o conhecimento da especialidade para outros pontos de apoio da rede de maneira a transformar as possibilidades de cuidado e o compartilhamento de informações, aprendendo também com a prática social de outros serviços.

Ações em parceria

O CAPS AD fortalece o trabalho em rede manejando em conjuntos as 
seguintes oficinas:
•       Oficina de Caminhada no Parque Francisco Rizzo - Centro de Convivência 
Conviver;
•       Oficina de Cerâmica - Secretaria de Cultura – Museu Sakai;
•       Uniarte;
•       Associação de Saúde Mental de Embu e Região - AASMER

 

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005