Carregando

Papanicolaou

Nessa página: Onde fazer; Preparo; Porque fazer; Saiba mais

Onde fazer?

Na sua Unidade Básica de Referência. Não é necessário encaminhamento médico. O exame é realizado pelas enfermeiras e enfermeiros do serviço de saúde.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Podendo no máximo, causar um pequeno desconforto.

O Ministério da Saúde preconiza que as mulheres na faixa etária de 25 aos 64 anos (não excluindo as demais faixas etárias), façam o exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolaou) anualmente. Se em dois exames seguidos o resultado for normal, o preventivo pode ser realizado após três anos.

Verifique o dia e horário e compareça. Informe-se na sua UBS.

Preparo:

Tomar banho de chuveiro normalmente
Dois dias sem relação sexual (mesmo com camisinha)
Cinco dias sem usar creme vaginal.
Dois dias sem fazer ducha vaginal e,
Não estar menstruada, preferencialmente uma semana após o término (a presença de sangue pode alterar o resultado)

Porque fazer?

O Papanicolaou é um exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam vir a desenvolver um câncer, se o diagnóstico da doença for feito precocemente, antes que a mulher tenha algum sintoma, a porcentagem de cura é de cem por cento.

Mulheres grávidas podem fazer o exame sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê. 

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa, prioritariamente na faixa dos 25 a 64 anos, deve submeter-se ao exame preventivo periódico.

Saiba mais

*O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é o terceiro tumor que mais acomete a população feminina, só atrás do câncer de mama e do colorretal, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A prova que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce verifica-se nos dados, 70% dos casos diagnosticados na década de 1990 eram da doença invasiva, ou seja, em estágio mais avançado da doença. Atualmente (2013/14) 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, esse tipo de lesão é localizado. Mulheres diagnosticadas precocemente e tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. 

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005