Carregando

Amamentação

Amamentação: o melhor alimento do mundo

Por que amamentar?

O leite materno é o alimento ideal, nutricionalmente completo. Isso significa que até os 6 meses de idade o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois deste período, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos e continuada até os 2 anos ou mais.

O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. Isso sem falar que a ama­mentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.

Como tornar a amamentação mais tranquila e prazerosa?

Nos primeiros meses, o bebê não tem um horário certo para mamar. A mãe deve dar peito ao seu filho sempre que ele pedir. Com o tempo, ele vai fazendo seu horário de mamadas.

·   A melhor posição para amamentar é aquela em que a mãe e o seu bebê se sentem mais confortáveis;

·   Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Dei­xe-o mamar até que fique satisfeito. Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser;

·    O leite do fim da mamada tem mais gordura, por isso mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso;

·   Na primeira mama, o bebê suga com mais força porque está com mais fome e assim esvazia melhor essa mama. Por isso, sempre comece com aquela que terminou a última mamada, para que o bebê tenha a oportuni­dade de esvaziar bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.

Vantagens para o bebê:

·        O leite materno fornece todos os nutrientes necessários;

·        Protege contra doenças como: otites, diarréias, pneumonias, bronquiolites etc.;

·        Protege de algumas alergias, especialmente em famílias com maior risco;

·        Contribui para um crescimento e desenvolvimento saudáveis;

·        Contribui para um melhor desenvolvimento mandibular, dentário e da fala;

·        Contribui no desenvolvimento da visão e da inteligência;

·        Promove maior vinculo entre mãe e filho;

·        Leva a um menor número de consultas médicas e internações hospitalares;

·        O bebê amamentado corretamente, no futuro terá menos chance de desenvolver obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Vantagens para a mãe:

·        A mulher que amamenta sente-se mais segura e confiante;

·        Amamentar ajuda a mulher a voltar ao peso normal mais rápido;

·        Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto;

·        A mulher que amamenta corre menos risco de contrair câncer de mama e de ovário;

·        Se a amamentação for exclusiva, pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez.

Vantagens para a família:

·        Poupa dinheiro em latas de leite, esterilizações e etc.

·        Poupa dinheiro em gastos com a saúde;

·        Diminui a necessidade dos pais faltarem ao trabalho;

·        Facilita passeios e a harmonia nos lares.

Vantagens para o meio ambiente:

·        Permite poupar energia e recursos alimentares;

·        Evita a produção de lixo não deteriorável facilmente;

·        Evita o desmatamento para instalação de pastos e criação de gado leiteiro.

Dificuldades mais frequentes na amamentação:

Rachaduras no bico do seio

As rachaduras aparecem quando a criança não está pegando bem no peito da mãe. Se a pega do bebê não estiver correta, procure corrigi-la. Se o peito estiver muito cheio, tornando a mamada difícil, retire um pouco do leite antes, para ajudar o bebê a mamar. Se não houver melhora, procure ajuda num serviço de saúde.

Seios empedrados

Quando isso acontece, é preciso massagear e esvaziar bem os seios. Não deixe de amamentar, ao contrário, amamente com frequência, sem ho­rários fixos, inclusive à noite. Retire um pouco de leite antes de dar de mamar, para amolecer a mama e facilitar para o bebê pegar o peito. Se houver piora, procure ajuda num serviço de saúde.

Pouco leite

Para manter sempre uma boa quantidade de leite, amamente com frequência, deixando o bebê esvaziar bem o peito na mamada. Não precisa oferecer outro alimento (água, chá, suco ou leite). Se o bebê dorme bem e está ganhando peso, o leite não está sendo pouco.

Leite fraco

Não existe leite fraco. Todo leite materno é forte e bom. A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco. Nem todo choro do bebê é de fome. A criança chora quando quer aconche­go, quando tem cólica ou sente algum desconforto.

Sabendo disso, não deixe que ideias falsas atrapalhem a amamentação.

Não consigo amamentar

Se por algum motivo você tiver dificuldades para amamentar seu filho, procure um profissional de saúde para orientá-la. Seu filho não deve ser amamentado por outra mãe. E não esqueça: dê as vacinas em dia e muito amor para o seu bebê.

Todas as unidades de saúde do município de Embu das Artes estão preparadas para acolher, apoiar, orientar e, se necessário, atender em consulta individual todas as mães e crianças com dificuldades relacionadas à amamentação, independente de marcação prévia.

Doação de leite materno

O leite materno armazenado nos bancos de leite humano é utilizado para atender bebês prematuros ou doentes que não conseguem se alimentar diretamente no seio materno. O Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo, são 186 em todo país.

Quem pode doar?

Para ser doadora de leite materno a mulher deve estar plenamente saudável. Mães portadoras de doenças infectocontagiosas, como AIDS, não podem nem mesmo amamentar seus próprios filhos com o risco de contaminá-los.

Ao chegar ao banco, o leite passa por um rigoroso controle de qualidade, sendo pasteurizado para eliminar bactérias e vírus.

As mães de Embu das Artes podem doar o seu leite para o Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) - Avenida Guacy Fernandes Domingues, 200. Telefones: (11) 4666-6066 ou (11) 4668-8988.

A coleta pode ser feita em casa, basta entrar em contato com o Banco de Leite e os profissionais vão até a residência recolher o leite.

Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno de Embu das Artes (GAAME)

Contato: Procure a sua unidade básica de referência

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005