Carregando

Álcool e outras Drogas

Cuidado ao usuário de álcool e outras drogas

Como usar o serviço na Secretaria de Saúde do Embu das Artes:

Primeiro passo

Procure a Unidade de Saúde mais próxima da residência e passe no Acolhimento.

Quando a situação é mais complexa

O usuário do serviço é encaminhado/referenciado para o serviço especializado denominado Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS – AD). Em Embu das Artes, esse serviço se localiza na Rua Siqueira Campos, 22, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h. Ele é um serviço conhecido como porta aberta, pois independentemente de um encaminhamento de outro serviço o sujeito pode ser atendido de maneira humanizada e orientada pelos princípios do SUS de universalidade, integralidade e equidade. Não realiza oficinas abertas. Todos os grupos são realizados para o público em tratamento.

Consultório na Rua - Atua com equipe especializada no cuidado permanente e no fortalecimento da Atenção Básica (UBS). Este serviço é sediado no próprio CAPs - AD. 

O Centro de Convivência Conviver – Espaço de inclusão, aberto a toda comunidade para convivência e promoção de saúde para a comunidade como um todo. É um serviço de portas abertas que promove oficinas culturais, terapia comunitária, projetos de geração de renda e economia solidária e atende toda a população munícipe de Embu das Artes. 

Nossos princípios

No município de Embu das Artes a demanda e a oferta para o cuidado de pessoas que consomem drogas são orientadas de acordo com o próprio ordenamento do SUS, seguindo os preceitos dos Direitos Humanos para a humanização, pautando-se sempre pela Redução de Danos Emancipatória como paradigma que orienta o cuidado, não tendo necessariamente a abstinência total como meta.

A internação não é a estratégia principal de intervenção oferecida. O usuário de substâncias psicoativas é atendido de maneira humanizada e orientada pelos princípios do SUS de universalidade, integralidade e equidade, bem como os princípios da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial que prevêem um serviço de modelo comunitário, ambulatorial e de base territorial. Todo o cuidado oferecido é pautado na valorização dos Direitos Humanos.  

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005