Carregando

Projetos de Pesquisa em Andamento

Pesquisa: "Relação entre Transtornos Mentais durante a Gestação, baixo peso ao nascer e prematuridade: Estudo com gestantes assistidas na Atenção Básica, no Município de Embu das Artes".

Escola: Escola Paulista de Medicina - Departamento de Pediatria
Área: Saúde Mental
Metodologia: Estudo epidemiológico seccional. A pesquisa será realizada com gestantes do Município de Embu das Artes assistidas pelo programa de Acompanhamento Pré-Natal das Unidades Básicas de Saúde.
Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde
População Alvo: gestantes
Término de Pesquisa: outubro de 2015
Pesquisa: "Contribuição ao Estudo da Síndrome de Burnout em Odontologia"


Escola: Universidade de São Paulo - Faculdade de Odontologia
Área: Odontologia
Metodologia: O estudo será do tipo qualitativo (adaptação transcutural) em sua primeira parte e, quantitativo na segunda (determinação dos níveis de Bornout nos dentistas). Os sujeitos e local da pesquisa serão os cirurgiões-dentistas que atuam no serviço público e privado de Embu das Artes - SP, Brasil (n=80), com a permissão da Secretaria de Saúde local para os atuantes no serviço público (total de 34 profissionais) e os que atuam em clínica privada (total de 46 profissionais) serão procurados pessoalmente pela pesquisadora.
Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde
População Alvo: cirurgiões dentistas
Término de Pesquisa:  29 de novembro de 2014
Pesquisa: “Atenção domiciliar: um olhar sobre a experiência no âmbito do SUS”

Escola: Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo
Área: Atenção Básica
Metodologia: É uma pesquisa qualitativa de abordagem cartográfica. Primeiramente, será realizado o mapeamento dos serviços de atenção domiciliar cadastrados no SUS a partir do banco de dados do Ministério da Saúde. Depois de identificados e eleitos três municípios alocados no Estado de São Paulo, serão realizadas análise documental e entrevistas semi-estruturadas com gestores e trabalhadores dos serviços escolhidos, além de acompanhamento pela pesquisadora na rotina de trabalho da equipe. Após essa primeira fase de reconhecimento e andanças pelo serviço, serão realizadas oficinas junto às equipes a fim de identificar casos traçadores que possam dar a oportunidade de entender o contexto e processo de trabalho dos profissionais e caracterizar de que forma o serviço de AD está instituído na rede de atenção, bem como seu modo de trabalho junto aos usuários sob sua responsabilidade.
Local: SADS
População Alvo: equipe e usuários
Término de Pesquisa: dezembro de 2014
Pesquisa: "Trauma, saúde Mental e desenvolvimento da primeira infância".

Escola: UNIFESP
Área: Saúde Mental
Metodologia: Universo de amostragem: Embu das Artes é uma cidade de 240.230 habitantes (Censo 2010) que é parte da região metropolitana de São Paulo. Tem 20 bairros divididos em três Macro-regiões (Centro, oeste e leste). Existem 25 pré-escolas municipais na cidade e 6.115 crianças de 4 a 6 anos matriculadas nessas escolas no ano letivo de 2010. Propomos entrevistar 1250 crianças destas escolas.
Local: Escolas Municipais e UBS
População Alvo:  crianças de 4 a 6 anos e pais
Término de Pesquisa:
Pesquisa: "Promoção de Saúde na Atenção Básica"

Escola:   
Área:
Atenção Básica
Metodologia: O curso reuniu profissionais de saúde dos municípios da Rota dos Bandeirantes e dos Mananciais e segue a proposta definida no edital do curso. Primeiro módulo – teórico com a discussão dos seguintes conceitos: Educação Permanente e Redes de Atenção; concepções acerca do Processo Saúde-Doença; níveis de Atenção (ênfase na Atenção Básica); território como campo privilegiado de Intervenção na Atenção Básica; intervenções junto a Doenças Transmissíveis (DT) e Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT); planejamento, Avaliação e Monitoramento de Projetos de Intervenção; emancipação, autonomia e humanização e comunicação; Segundo módulo – implantação dos projetos nos municípios segundo as etapas: pactuação do Projeto/Módulo II junto a gestores(as); capacitação dos(as) servidores(as) da UBS; aproximação do Território e pactuação junto à comunidade da UBS; realização do Projeto e Avaliação. Em Embu das Artes, por indicação da Secretaria, o projeto acontece na UBS Santa Tereza tendo como foco a promoção de saúde junto aos adolescentes. População Alvo: Profissionais de saúde da atenção básica.
Local: UBS Santa Tereza
População Alvo:  equipe e usuário
Término de Pesquisa: agosto de 2014
Pesquisa: "Educação Alimentar e Nutricional e Avaliação Antropométrica entre crianças do Município Embu das Artes – SP"

Escola: UNASP    
Área: Nutrição
Metodologia: Um estudo transversal do tipo descritivo, que se caracteriza por gerar informações sobre a prevalência de doenças e de outras características da população em um momento particular.
Local: 2 creches municipais
População Alvo: Crianças de 0 a 5 anos
Término de Pesquisa: julho de 2015

Universidade Cruzeiro do Sul

A ser desenvolvida na UBS São Luis, junto aos ACS no segundo semestre de 2015
Pesquisador Responsável: Mario de Souza Costa

Visa identificar o sofrimento no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde da UBS São Luiz. A metodologia a ser desenvolvida será a criação de um grupo de cuidadores, identificando assim, o alcance e os limites desse espaço grupal no processo de elaboração do sofrimento no trabalho por parte desses profissionais de saúde.

Faculdade de Nutrição da Universidade Mackensie

Pesquisa a ser desenvolvida em agosto de 2014 com Gestantes na UBS Sta. Tereza
Pesquisador Responsável: Ana Paula Bazanelli

A metodologia a ser desenvolvida será informar a nutriz sobre o protocolo da pesquisa e, caso aceite participar do estudo, deverá assinar ou colocar sua impressão datiloscópica no Termo de Conhecimento Livre e Esclarecido. Na sequência, a nutriz será entrevistada pelo pesquisador com um questionário de identificação do perfil clínico e demográfico e receberá orientações para o preenchimento do questionário de caracterização dos hábitos alimentares. Para aquelas mulheres com deficiência visual ou dificuldade de leitura ou de escrita, a pesquisadora auxiliará no preenchimento das questões.

Instituição Senac

A ser desenvolvida com usuários do CAPS AD em novembro de 2014
Pesquisadora Responsável: Cyntia Santos Malaguti de Sousa

Visa conhecer novos territórios, assim como as identidades locais, protagonismo e geração de renda, com foco na moda do território (moda presente na cidade, bairro em questão), utilizando-se da inovação e sustentabilidade. Com dados técnicos sobre demografia, geografia do local, situação sociocultural e econômica, além das informações da associação, ou seja, quem é e com o que ela trabalha, teremos que desenvolver produtos na área de moda com os materiais utilizados pelos frequentadores. Ou seja, se eles utilizam garrafa PET, lata de refrigerante ou papel, teremos que desenvolver peças com esses materiais, o que inclui bijuterias, adereços para roupa, acessórios de cabelo, customização de roupas, entre outros. A ideia é inovar no design e trazer a essência de reciclagem e sustentabilidade. Esse produto, se possível, terá que ser desenvolvido, se o aluno tiver acesso à ferramenta e matéria prima, o que pode enriquecer também o repertório da associação.

 

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005