Carregando

Grupo de Educação e Prevenção às Drogas - Gepad

O Gepad é parte integrante da Guarda Civil Municipal (GCM), que é subordinada à Secretaria de Segurança e atua em conjunto com outras secretarias. Executa projetos, ministra cursos e palestras, além de buscar constantemente aperfeiçoamento junto aos órgãos municipais, estaduais e federais. Nossos agentes de prevenção estão em permanente aprimoramento, por meio de formação continuada e em concordância com a Política Nacional Anti-Drogas. Os principais temas abordados são: drogas, dependência, fatores de riscos e de proteção, co-dependência, como auxiliar um dependente, tipos e modelos de prevenção e como desenvolver um projeto de prevenção.

Com objetivo principal de reduzir o número de usuários de drogas através da prevenção, o GEPAD também busca sensibilizar e conscientizar as lideranças de todos os segmentos da sociedade para o desenvolvimento dos programas de prevenção; dar informações científicas para crianças, jovens e adultos quanto ao uso indevido de drogas no contexto individual e coletivo, fazer a integração entre as instituições públicas e outros segmentos na implantação de programas de prevenção; formar agentes multiplicadores e dar orientação técnica a usuários e familiares sobre os locais de tratamento e internação necessária aos dependentes. 

O trabalho é realizado em instituições de ensino municipal, estadual e privada, Ong’s, instituições religiosas, centros comunitários, unidades de saúde, órgãos municipais, estadual e federal, empresas e demais segmentos da sociedade.

As atividades desenvolvidas pelo Gepad são: sensibilização, diálogos e orientação técnica, cursos, trabalhos em grupos, dinâmicas, dramatização, reuniões comunitárias, cursos de prevenção e atividades lúdicas.

Os agentes de prevenção do Gepad estão aptos e à disposição para assessorar  nos projetos desenvolvidos pela instituição, bem como orientar e encaminhar dependentes químicos às Instituições e comunidades terapêuticas especializadas para realizarem tratamento.

O Gepad é composto por:

Comandante da GCM: Marco Antônio Pinto Viana - supervisiona e direciona as atividades do grupo
Subcomandante da GCM:  Vitor Marinho Santos - fiscaliza, disciplina e acompanha o trabalho
Inspetora Souza: Coordenadora do Gepad
GCM Adriana: Agente de prevenção
GCM Lima: Agente de prevenção
GCM Vinícius: Agente de prevenção

E-mail: gcm@embudasartes.sp.gov.br / gepad@embudasartes.sp.gov.br / gepad.embudasartes@gmail.com
Facebook: gepadembu
Telefones: (11) 4781-3249
GCM Emergência: 153

Projeto Luz

Baseia-se na teoria cognitivista, que possibilita a adaptação as diferentes realidades, tendo como objetivo os seguintes fatores:

  • Prevenir o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, atuando sobre cada fator de risco;
  • Estimular a auto-estima, a valorização dos vínculos afetivos, dos valores éticos e a negociação dos comportamentos necessários para o convívio social do indivíduo;
  • Tornar o indivíduo apto a identificar situações problemáticas, suas causas, possíveis soluções e suas consequências;
  • Ampliar a capacidade de refletir e agir com autonomia, proporcionando condições para o seu pleno desenvolvimento;
  • Proporcionar condições para que os agentes de prevenção possam identificar e encaminhar para os profissionais de área da Saúde, casos de dependência, que poderão ser identificados ao longo do trabalho;
  • Formar agentes multiplicadores.

Projeto Família GCM

O Gepad estende também sua ação social para a corporação da GCM. Através de um olhar humanizado, crê que o indivíduo é repleto de potencialidades que precisam ser desenvolvidas, e acredita na prevenção como estratégia de enfrentamento e no alicerce de sustentação para a construção de uma sociedade livre dos males. Dessa forma, iniciou-se o Projeto “Família GCM”, que tem como proposta resgatar valores, com ações que visam fortalecer a relação do profissional de segurança como um indivíduo atuante no círculo familiar.

Foi observado que muito do tempo extra do guarda civil é preenchido com compromissos que o distancia deste círculo, o que gera uma lacuna vulnerável e perigosa, que pode assolar relação no profissional e social. O programa visa medidas que fortalecem e aumentam a interação. A valorização dos momentos de lazer, o convívio social, o respeito aos laços familiares, a religiosidade, a expressão de amor ao próximo, a valorização à vida e a autoestima são fatores fundamentais para o desenvolvimento humano em sociedade.

O programa é dividido em dois encontros, o primeiro com os gcm’s, onde são apresentados temas atuais e de interesse comum. O segundo é com os gcm’s e sua família, num ambiente descontraído, com apresentações lúdicas, artísticas, culturais, interativas, gincanas, oficinas e outras atividades que proporcionem o contato de pais e filhos fortalecendo vínculos de âmbito familiar.

Objetivos do Projeto:

  • Mostrar a importância do convívio familiar, social e profissional;
  • Propiciar o envolvimento dos familiares do Guardas Civis Municipais;
  • Promover momentos de aproximação entre pais e filhos através de palestras educativas, brincadeiras antigas, gincanas que resgatam valores de competitividade sadia. Despertar desta forma a importância da relação interpessoal, trabalho em equipe, companheirismo e promovendo momentos de lazer num ambiente descontraído;
  • Estimular a participação dos pais gcm’s em eventos internos e externos, com o intuito de elevar sua autoestima, através da divulgação de seu trabalho para seus familiares.

Objetivo específico:

Através da palestra de motivação profissional, resgatar valores, trabalho em equipe, convívio familiar, amor ao próximo e qualidade de vida.
Local: Base GCM e outros locais
Quando: Uma vez por ano, em data a ser definida, de acordo com o planejamento anual do Gepad e agenda do Comando.

 

DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005